Como solicitar reembolso do voo cancelado?

|

Como solicitar reembolso do voo cancelado?

reembolso da passagem como fazer

Saber como solicitar reembolso do voo cancelado é algo fundamental, afinal em algum momento você pode precisar pegar o seu dinheiro de volta.

Nos aeroportos do Brasil e do mundo é comum acontecer o cancelamento de voos e, por isso se você está com viagem marcada, seja de férias ou a trabalho é importante conhecer os seus direitos antes de embarcar.

Quando um voo é cancelado por algum motivo você tem duas opções: a primeira é solicitar ao atendente da companhia a remarcação do voo para o mesmo dia, podendo ser em outro avião da mesma empresa ou em outra companhia sem nenhum custo a mais. A outra opção é solicitar o reembolso do valor da passagem.

Muitos passageiros escolhem remarcar o voo ou embarcar em outra companhia sem custo adicional para não perder os seus compromissos, apesar de atrasar um pouco o seu embarque.

No entanto, você desistiu de viajar e deseja pegar o dinheiro de volta o procedimento é outro.

Observe como você pode solicitar reembolso do voo cancelado e o tempo estimado para companhia depositar o valor.

Como solicitar reembolso do voo cancelado em 3 etapas?

reembolso passagem aérea

fale com um advogado

Se você decidiu solicitar o seu dinheiro de volta e não continuar com a viagem, a recomendação é seguir os procedimentos:

1. Certifique-se que o seu voo foi realmente cancelado

Antes de qualquer coisa, você deve verificar se o seu voo foi realmente cancelado.

Para isso, você pode observar os painéis do aeroporto, consultar o atendente da companhia aérea ou até mesmo ver número do seu voo no site da empresa.

A companhia aérea tem a obrigação de avisar sobre o cancelamento do voo com 30 dias de antecedência. Caso isso não aconteça, o passageiro tem direito a receber uma indenização por danos morais.

 

2. Entre em contato com a empresa aérea

Após confirmar o cancelamento do seu voo, o que você deve fazer em seguida é entrar em contato com a companhia aérea.

Ao entrar em contato por ligação ou por meio do atendente da companhia você deve perguntar o motivo do cancelamento do voo e, em seguida solicitar por escrito o motivo do cancelamento que servirá como prova posteriormente.

Logo após você pode solicitar o reembolso do valor pago pela passagem. Nesse momento, a empresa aérea pode oferecer o ressarcimento em crédito com a própria companhia, ou seja, para você usar o valor para comprar outra passagem.

Você não é obrigado a aceitar os créditos ou vouchers oferecidos pela empresa e pode optar por receber o reembolso em dinheiro.

3. Conheça os seus direitos

Por fim, é importante ressaltar que você não está desamparado em caso de atraso do seu voo ou de cancelamento.  Isso porque os passageiros possuem alguns direitos estabelecidos pela ANAC. Confira a seguir quais são:

  • Reembolso integral ou remarcação;
  • Assistência material;
  • Preterição no embarque;
  • Aviso com antecedência por parte da empresa,
  • Reembolso para perda de escala ou conexão.

Em quanto tempo a empresa realiza o pagamento após solicitar reembolso do voo cancelado?

Após solicitar o reembolso, a companhia aérea tem o prazo de 7 dias para devolver o dinheiro da passagem ao seu cliente.

Essa regra começou a valer para todos os voos programados entre 18 de março de 2020 e a partir de janeiro de 2022.

No entanto, é importante ressaltar que por causa da pandemia houve uma exceção.

Por isso, nos casos de voos cancelados entre 19 de março de 2020 até 31 de dezembro de 2021, o prazo para pagamento do reembolso passou a ser de 12 meses.

Atualmente, está valendo o prazo máximo de 7 dias.  Além disso, vale destacar que o reembolso não sofre correção do INPC.

Por que um voo pode ser cancelado?

Um voo pode ser cancelado por diversos motivos e, por isso é importante entender o motivo que fez o seu voo ser cancelado antes de solicitar o reembolso.

Saber o motivo do cancelamento é um direito do passageiro, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Ao saber o que aconteceu com a sua viagem o passageiro terá mais recursos para buscar os seus direitos.

Conclusão

Como é comum que os voos sejam cancelados é importante que você saiba como solicitar reembolso do voo cancelado, assim como também é necessário conhecer os seus direitos tanto voos cancelados como atrasados.

Os direitos estabelecidos pela ANAC são para garantir que o passageiro não seja prejudicado caso algum imprevisto aconteça.

fale com um advogado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress