Qual a idade para se aposentar?

|

Qual a idade para se aposentar?

qual a idade para se aposentar

Você já se perguntou qual a idade para se aposentar e ficou sem resposta? Isso acontece com muitas pessoas, principalmente depois dessas mudanças que a reforma da previdência trouxe e todas as incertezas jurídicas.

No passado, homens se aposentavam com 65 anos e mulheres com 60 anos, desde que cumprissem as regras vigentes. No entanto, isso mudou e hoje é necessário ter outro tipo de cálculo e isso será abordado no texto.

Antes de prosseguir, lembre-se: saber qual a idade para se aposentar depende de outros pontos para que a aposentadoria aconteça. Dessa forma, confira mais informações a seguir e descubra o que pode ser feito.

Qual a idade para se aposentar a partir de 2019?

A aposentadoria por idade é um benefício que o INSS oferece aos segurados do INSS. Ao mesmo tempo, para tal é preciso ter cumprido a idade e estar na faixa etária necessária, que será explicada durante este texto.

Para aqueles que iniciaram o trabalho antes da Reforma da Previdência, ou seja, até o dia 12/11/2019, os requisitos passam por ter 15 anos de contribuição (180 meses), mas para homens é preciso ter 65 anos e mulheres a idade é de 60 anos.

Se as contribuições aconteceram antes da Reforma, porém ainda não chegaram ao fim, a pessoa está na regra de transição. No entanto, aqueles que começaram a trabalhar pós-reforma, a regra é a seguinte:

  • 65 de idade para homens;
  • 62 anos de idade para mulheres.

Agora que você entendeu qual a idade para se aposentar, é preciso descobrir quem tem direito a aposentadoria por idade. Nesse contexto, os requisitos antes e depois da Reforma são diferentes, confira a seguir:

fale com um advogado
  • Só terá direito à aposentadoria por idade com as regras inerentes a antes da reforma quem tiver completado idade mínima e 180 contribuições até o dia 12/11/2019;
  • Para aqueles que não estão nisso, trata-se da regra de transição e o cenário muda;
  • Quem começou a contribuir a partir do dia 13/11/2019, entra na nova regra de aposentadoria por idade, que se chama aposentadoria programada.

Você acabou de entender qual a idade para se aposentar, mas existem três dúvidas bastante comuns sobre esse assunto. Desse modo, chegou a hora de conferir quais são elas e ter todos os detalhes importantes.

Trabalhei sem registro a minha vida toda, terei direito à aposentadoria?

Essa realidade é a de muitos brasileiros, mas a lei é fria e infelizmente não dará direito a uma aposentadoria. Por outro lado, você pode conseguir um outro benefício chamado BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Para utilizar esse benefício, saiba que é necessário ter pelo menos 65 anos e você não precisa comprovar trabalho. Na verdade, é um benefício assistencial e o objetivo do INSS é garantir que os idosos tenham como custear a vida.

Detalhe: o BPC paga um salário mínimo mensal a cada pessoa que o usa. Contudo, não dá direito a décimo terceiro e por isso é necessário se programar bem para não cair no erro de acreditar que existe.

Para ter maiores informações, a melhor opção disponível é que você ligue para o 135 e se informe sobre o tema. Ah! Outro detalhe importante é que você esteja com RG, CPF e outros documentos na sua mão.

Como contribuir para o INSS como autônomo?

Embora tenha sido muito divulgado, algumas pessoas não sabem como funciona o pagamento do INSS como autônomo. O principal, antes de mais nada, é definir se você vai pagar a cada três meses (trimestral) ou todos os meses (mensal).

O próximo passo é escolher qual será o tipo de contribuição a fazer, em seguida preencha corretamente o GPS (Guia da Previdência Social). Depois disso, faça o pagamento em casas lotéricas ou através da própria internet.

Para quem escolheu contribuir trimestralmente, prepare-se e saiba que o valor será cada vez maior. Entretanto, os pagamentos mensais são mais fáceis de serem organizados e por isso podem ser mais indicados.

Na hora de fazer o pagamento, opte pelo recolhimento normal e saiba que irá custar 20% do rendimento que você deseja pagar. Contudo, isso te dá direito a aposentadoria por idade e mediante a 180 contribuições (no geral).

Sou MEI, tenho direito a aposentadoria por idade ou o regime é diferenciado?

A Aposentadoria por idade do MEI depende do cumprimento de alguns requisitos essenciais, como por exemplo: para homem é preciso ter 65 anos, já para mulher é preciso ter 62 anos, e em ambos os casos possuir 15 anos de contribuição (180 meses de contribuição).

A principal contribuição para o MEI é o valor de 5% do salário mínimo, ou seja, em 2022 é preciso pagar R$ 60,60. Em outras palavras, como o valor está em R$ 1.212,00 basta multiplicar por 5% e será possível chegar a esse resultado.

Por fim, o texto cumpriu com a proposta e você viu qual a idade para se aposentar, percebeu as principais dúvidas e está pronto para usar o benefício, então o próximo passo é só um: fazer valer o seu direito logo.

fale com um advogado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress