O que fazer quando uma empresa suja seu nome indevidamente?

|

O que fazer quando uma empresa suja seu nome indevidamente?

nome sujo indevido

Você sabe o que fazer quando empresa suja seu nome indevidamente? Geralmente os consumidores se surpreendem quando descobrem que o seu nome está negativado nos órgãos de crédito, a surpresa é ainda maior quando o nome foi parar no SPC e SERASA de forma indevida.

Normalmente, as empresas que negativam o nome dos cidadãos são as instituições bancárias, por exemplo.

Mas, além delas, outros tipos de empresas também podem negativar o consumidor, basta apenas ter uma relação de consumo entre os dois lados.

Apesar disso, nem todos os devedores estão realmente com alguma pendência para pagar e mesmo sem dever podem ter o seu nome negativado de forma indevida.

Quando isso acontece, o consumidor precisa identificar o motivo e exigir os seus direitos pelo erro da empresa.

Como uma empresa suja seu nome indevidamente?

Basicamente existem três situações em que o seu nome pode ser negativado de forma indevida.

  • Contas já paga

Neste caso, o cliente contratou algum serviço ou produto de uma empresa e pagou a conta corretamente.

Mas, mesmo assim, muitas vezes as empresas se esquecem de dar baixa no pagamento do cliente e continuam cobrando a dívida, causando a negativação do nome do cliente nos órgãos de proteção ao crédito.

Esse problema também pode ocorrer em caso de pagamento de acordos de dívida, em que foi estabelecido um valor para pagamento e o consumidor cumpriu o acordo.

Mas, após o pagamento do valor total o nome do cliente não foi retirado dos órgãos de proteção ao crédito.

  • Serviço não contratado

Entre outra situação o consumidor pode ter o seu nome negativado de forma indevida quando recebe uma cobrança de um serviço não contratado.

Isso é comum em operadores de TV por assinatura, que insistem em cobrar dos clientes por um serviço não contratado.

Além disso, o seu nome também pode ser negativado caso você seja vítima de um golpe, em quando tem dívidas feitas em seu nome.

  • Serviço ou contrato cancelado

Algumas empresas podem negativar os clientes após o cancelamento de um serviço, isso acontece com muita frequência e o consumidor só descobre após uma consulta ao seu CPF nos órgãos de proteção ao crédito.

Essa situação acontece por falta de organização da empresa, que insiste em continuar cobrando dívidas de forma indevida.

O que acontece quando uma empresa suja seu nome indevidamente?

Os cidadãos se esforçam ao máximo para quitar as dívidas em dia e, por isso não gostariam de ser surpreendidos por uma cobrança ou negativação indevida.

Principalmente levando em consideração que a negativação do nome pode causar problemas em sua vida financeira.

Como o seu nome estará sujo nos órgãos de proteção ao crédito, você não pode solicitar um novo cartão de crédito, fazer empréstimo, financiamento ou qualquer outra opção de crédito.

Com a negativação indevida do seu nome as instituições de crédito entendem que você não é um consumidor confiável.

Então, o que fazer quando uma empresa suja seu nome indevidamente?

Agora que você sabe como uma empresa pode sujar seu nome de forma indevida, é importante conhecer os seus direitos diante dessa situação.

Primeiramente, identifique a empresa que negativou o seu nome indevidamente e solicite os seus direitos:

  • Limpar o seu nome,
  • Restaurar o seu score de crédito,
  • Solicitar uma compensação em dinheiro pelo erro ocorrido.

Limpar o seu nome é muito importante para que você volte a ter confiança nos órgãos de crédito.  Segundo, você deve receber uma indenização por danos morais, uma vez que o nome negativado prejudicou a sua vida financeira.

Conclusão

Se você por algum motivo teve o seu nome negativado de forma indevida, o que você deve fazer é procurar os seus direitos e resolver a situação o mais rápido possível.

Para isso, você pode consultar o PROCON e um advogado especializado, tanto para retirar o nome dos órgãos de proteção ao crédito como também para receber uma indenização pelo ocorrido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *