Como saber quanto tempo falta para me aposentar?

|

Como saber quanto tempo falta para me aposentar?

quanto tempo falta para me aposentar

Talvez você queira saber como saber quanto tempo falta para me aposentar, mas a resposta é simples: basta ter acesso a internet. O mais interessante é que a rede mundial de computadores te dá essa resposta.

O processo pode ser feito de duas formas: 1) através do site; 2) por meio do aplicativo oficial do INSS. Portanto, um dos pontos mais relevantes que há é que você se atente a alguns fatores, que serão explicados ao longo do texto.

Chegou a hora de ensinar você como saber quanto tempo falta para me aposentar com todos os detalhes. Dessa forma, confira mais informações a seguir e inicie agora mesmo a simulação para saber o que deve ser feito.

Como saber quanto tempo falta para me aposentar sem sair de casa?

Antes de te mostrar como saber quanto tempo falta para me aposentar, a melhor opção é explicar o meio de fazer a consulta. Das duas formas, basta usar o Meu INSS e o processo se torna mais fácil, mas o que é o Meu INSS?

Trata-se de ser a plataforma virtual do INSS e faz com que você tenha várias informações dentro deste serviço. Em outras palavras, saiba que lá você encontra todo o seu histórico de contribuições e outras coisas, como:

  • Extrato de pagamento de benefícios;
  • Realizar o agendamento de perícias.

Saiba que você não precisa nem sair de casa e pode fazer tudo através do seu computador. Ao mesmo tempo, você pode fazer através do aplicativo oficial e também pelo site, desde que você baixe ou entre no site.

Destaca-se por um fato: o próprio site do governo federal explica que essa plataforma facilita, porque são mais de 90 serviços disponíveis. Assim, não é preciso nada que você não possa realizar da sua casa.

fale com um advogado

Como usar o aplicativo?

Em primeiro lugar, é preciso entender que o próprio aplicativo ou site é muito simples de ser entendido. Do mesmo modo, entenda que os requisitos necessários são os dados que você tem, como documentos e outros pontos.

No aplicativo, vá até o serviço de “simular aposentadoria”, em seguida é preciso usar a calculadora para conferir as modalidades de aposentadoria. Logo após, veja se você tem os requisitos necessários para se aposentar.

É fundamental saber se você está dentro das regras de transição ou não. Caso esteja, prossiga com a aposentadoria, mas se não estiver, é preciso ir para outro caminho que traga vantagens para você.

Para aqueles que não cumprirem os requisitos para a concessão de um benefício, entenda que o próprio simulador irá te informar. Ao mesmo tempo, trará dados inerentes ao tempo de contribuição e quanto tempo falta.

Entenda: é preciso ter todos os requisitos necessários para que o benefício seja concedido para você. Além disso, saiba que você pode fazer o acesso pelo computador e conferir como saber quanto tempo falta para me aposentar na prática.

A simulação é confiável ou não?

A resposta para a pergunta depende de muitas coisas e o principal é saber sobre os dados. Caso sejam inseridos corretamente, a realidade é que trará para você um retorno interessante e dentro da normalidade.

O cenário oposto é válido e, na verdade, pode trazer um resultado impreciso, principalmente se os dados inseridos forem incorretos. Saiba que o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), auxilia a prestar atenção nisso.

Utilize as informações pelo CNIS e você terá os dados corretos sobre os seus trabalhos, bem como averiguar se os dados pessoais estão certos. Nesse sentido, talvez você se pergunte o que deve ser feito, certo?

A melhor opção é alterar no próprio simulador, porém saiba que não significa que as alterações passaram a fazer parte do seu cadastro. Ou seja, informe ao INSS as informações equivocadas e corrijam para que o resultado seja bom.

Muitas pessoas não confiam no simulador do INSS, entretanto, a principal razão é pelo erro na inserção das informações. A fim de evitar isso, atente-se a todos esses fatores e insira os dados corretos, pois minimiza o erro.

5 vantagens de consultar através da internet

Para finalizar o nosso texto, é preciso mostrar as vantagens em saber como saber quanto tempo falta para me aposentar. Dessa maneira, dá para listar pelo menos cinco delas, abaixo confira a informações sobre cada uma:

  1. Economia de tempo– consulte com toda a facilidade e não tenha que se dirigir até uma unidade do INSS. Posteriormente, é mais fácil ainda e permite que você consiga ter tudo na tela do seu celular.
  2. Assertividade dos dados– se as informações forem inseridas do jeito certo, o retorno é ainda mais assertivo. Ao se atentar a esse ponto, a realidade é que você consegue ter o retorno esperado sobre o seu caso.
  3. Fica registrado– o registro permite anotar e passar adiante as informações a todos, afinal é algo que faz muita diferença. Lembre-se de analisar tudo, porque é algo que faz diferença para se ter uma ideia.
  4. Facilidade de informações– as informações são mostradas em campos e depois basta ver os que forem corretos. Saber analisar essas informações é algo que faz diferença e traz um nível alto de acerto.
  5. Agilidade na consulta– em poucos minutos, você consegue ter o retorno esperado e esse processo é ainda mais fácil. Destaca-se, ainda, por uma questão bem fácil: as consultas são feitas com rapidez.

Por fim, mas não menos importante, você aprendeu como saber quanto tempo falta para me aposentar. Depois disso, coloque em prática cada um dos ensinamentos e aproveite os benefícios que a internet oferece a todos.

fale com um advogado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress