Quer saber como dar entrada na aposentadoria por idade pela internet? Veja como ficou e quais foram as mudanças para fazer o requerimento.
Nos últimos anos a busca por dar entrada no benefício pela internet vem crescendo bastante e por essa razão motivou o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), a criar a plataforma Meu INSS para atender aos pedidos de aposentadoria por idade.
Desde 2018 os cidadãos podem solicitar o benefício através da internet usando um computador ou celular.
Nesse post você vai entender como dar entrada na aposentadoria por idade pela internet, como usar o aplicativo e quais são os documentos necessários para realizar o pedido.
Guia
O que é o Meu INSS?
O Meu INSS é uma plataforma criada em julho de 2018 pela Previdência Social.
Ela é uma plataforma online que oferece diversos serviços previdenciários aos cidadãos, entre eles o pedido de aposentadoria (por idade, por contribuição, especial e entre outras).
A plataforma foi criada com objetivo de diminuir a fila de pessoas que vão solicitar o benefício nas Agências da Previdência Social.
O atendimento pelo aplicativo é mais rápido tanto para cidadão quanto para o INSS.
A solicitação de aposentadoria pode ser feita pelo celular se você desejar, mas a recomendação é fazer o pedido usando o computador já que alguns documentos precisam ser digitalizados e enviados.
Como dar entrada na aposentadoria por idade pela internet?
Para você solicitar a sua aposentadoria pela internet usando a plataforma Meu INSS é preciso seguir o passa a passo:
1. Cadastro e login
Primeiramente você deve acessar o site meu.inss.gov.br para iniciar as etapas.
Na página inicial do site você encontra a opção de entrar, para digitar um login, e outra para cadastrar a senha.
Se você nunca se cadastrou no site antes precisa clicar na segunda opção, em seguida deve realizar as etapas recomendadas para autenticação de usuário e senha.
Nessa etapa é necessário informar o seu nome completo, CPF, data de nascimento e responder algumas perguntas sobre a sua vida previdenciária.
2. Selecione a aposentadoria
Após entrar no sistema do Meu INSS, você perceberá algumas páginas em destaque.
Entre elas, haverá a opção de “Pedir Aposentadoria” ao clicar sobre ela, você vai ter acesso a diversas modalidades de aposentadoria.
Para solicitar a sua você precisa escolher a “Aposentadoria por tempo de contribuição / idade urbana”.
3. Atualização dos dados
Em alguns casos pode ser solicitada a atualização de dados antes de prosseguir com o seu pedido de aposentadoria.
Se isso acontecer, você precisa clicar em “atualizar”, confira todas as informações e altere o que for preciso.
Ao finalizar a revisão você precisa clicar em “avançar”, em seguida o INSS pode fazer uma simulação da sua situação, e depois você pode continuar como pedido de aposentadoria.
4. Perguntas previdenciárias
A próxima etapa é simples, mas muito importante durante o pedido de aposentadoria por idade.
Nessa etapa você precisa responder algumas perguntas sobre a sua vida profissional que podem ter influencia sobre o pedido. As perguntas podem ser, por exemplo:
- Você possui tempo especial?
- Você tem tempo de contribuição rural?
- Você já trabalhou em outro país?
- Você já trabalhou como professor?
Cada pergunta você deve ir respondendo com “Sim” ou “Não” e clicando em “Próximo”.
5. Envio dos documentos
Na próxima etapa você precisa enviar os documentos necessários para a aposentadoria.
Nessa parte o site exibe algumas opções de arquivos, mas você deve selecionar apenas aqueles que se encaixam com o seu pedido.
Em seguida, você precisa clicar no sinal de “+”ao lado dos documentos para poder anexar os arquivos digitais.
Para que o envio seja realizado é necessário digitalizar os documentos antes, assim eles ficarão disponíveis para o envio quando for solicitado.
6. Escolha a agência previdenciária e bancária
Antes de finalizar o pedido de aposentadoria por idade, você precisa selecionar uma agência do INSS para o seu atendimento, para caso precise resolver algo pessoalmente.
Após a avançar no site você precisa escolher também uma agência bancária para receber o seu benefício.
7. Confirmação
Ao finalizar todas as etapas anteriores, o Meu INSS mostra para você um resumo da sua solicitação de aposentadoria.
Se tudo estiver correto você deve confirmar a solicitação.
Documentos necessários para dar entrada na aposentadoria
Se você vai dar entrada na sua aposentadoria é muito importante reunir todos os documentos necessários.
Assim, você agiliza a solicitação e evita problemas que podem prejudicar o processo de concessão do benefício. Os documentos exigidos pelo INSS são:
- Cadastro da Pessoa Física (CPF),
- Documento pessoal com foto,
- Documentos relacionados às relações previdenciárias (Carteira de Trabalho para trabalhadores, e os carnes de contribuição do INSS para os autônomos).
Entretanto, dependendo da atividade realizada pelo assegurado, outros documentos podem ser exigidos para validar o tempo de contribuição.
Alguns documentos que podem ser solicitados são o Certificado de Contribuição (CTC), a autodeclaração de segurado rural e entre outros.
Dicas para não ter a aposentadoria por idade negada
O INSS é muito rígido com as suas regras para qualquer tipo de aposentadoria. Por isso, antes de solicitar o seu benefício você precisa estar ciente dos fatores que podem fazer a sua aposentadoria por idade ser negada.
- Tempo incompleto
Antes de dar entrada na aposentadoria por idade pela internet ou na agência da previdência social, você precisa conferir se o seu tempo de contribuição foi atingido.
Se por acaso estiver faltando algum período, você não conseguirá o direito de receber a sua aposentadoria, a não ser que você tenha documentos que ajudem a comprovar o tempo de contribuição.
- Reconhecimento de atividade especial
Os trabalhadores que exercem atividades expostas a agentes nocivos à saúde podem se aposentar com tempo de atividade especial.
Porém, o INSS é muito exigente quando se fala em aposentadoria especial.
Por isso, é muito importante ter todos os documentos para comprovar o direito à aposentadoria especial, principalmente o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).
- Carteira de trabalho com rasuras
A Carteira de Trabalho é um dos principais documentos solicitados na hora de dar entrada na aposentadoria por idade ou na agência da previdência.
É ela que registra todas as informações trabalhistas como, por exemplo, tempo de trabalho, registro de emprego e entre outras.
Então, se certificar que os dados não estão rasurados é muito importante para evitar problemas com o INSS.
- Contribuição de autônomo ou empresário
Quem trabalha por conta própria ou como empresário precisa ter cuidado com a previdência, já o próprio trabalhador é responsável pelas contribuições.
Nesse sentido, o trabalhador precisa guardar as guias de pagamento e quitar possíveis débitos em atraso, essas atitudes são importantes para garantir o direito à aposentadoria.
- INSS não recolhido
Em alguns casos o trabalhador é surpreendido na hora de fazer o pedido de aposentadoria ao descobrir que a empresa onde trabalhou não pagou o seu INSS corretamente.
Essa responsabilidade é da empresa, por isso o trabalhador não pode ser penalizado. Mas, infelizmente o pedido para recebimento do benefício será mais difícil.
Principias perguntas sobre aposentadoria por idade
Geralmente as pessoas quando vão dar entrada na aposentadoria por idade pela internet ficam algumas dúvidas.
Por isso, selecionamos as principais perguntas para que você possa esclarecer qualquer dúvida sobre a sua aposentadoria por idade.
- Em quanto tempo sai o resultado da aposentadoria por idade?
O prazo máximo para o INSS dar uma resposta ao pedido de aposentadoria por idade é de 45 dias.
No entanto, esse prazo nunca é respeitado por diversos motivos e o beneficiário pode esperar até 5 meses para receber o benefício.
- Valor da aposentadoria por idade?
Atualmente o salário da aposentadoria por idade é de 60% da média de todas as contribuições do segurado, mais 2% para cada ano de contribuição acima de 20, para homens, e 15 anos para as mulheres.
- O que mudou na aposentadoria por idade?
A Reforma da Previdência, aprovada em 2019 mudou as regras de praticamente todas as opções de aposentadoria.
A mudança trouxe o aumento de dois anos na idade mínima para as mulheres, passando de 60 para 62 anos, e o aumento de cinco anos de contribuição para os homens, indo de 15 para 20 anos.
- Quem pode solicitar aposentadoria pela lei antiga?
Apesar das mudanças realizadas pela Reforma da Previdência de 2019, ainda é possível solicitar aposentadoria por idade pelas regras antigas.
Para isso, você precisa ter completado os requisitos da antiga legislação até o dia 12/11/2019.
Se até essa data você mulher tinha 15 anos de contribuição e 60 anos de idade, pode solicitar a aposentaria.
Se você é homem pode solicitar a aposentadoria por idade seguindo as regras antigas.
Conclusão
Dar entrada na aposentadoria por idade pela internet como você pode perceber é possível sim, mas antes de realizar esse procedimento é muito importante cumprir os requisitos necessários.
Além disso, você deve estar com todos os documentos que comprovam o seu direito de receber o benefício do INSS.