Como dar entrada na aposentadoria?

|

Como dar entrada na aposentadoria?

como dar entrada na aposentadoria

Muitas pessoas pensam que saber como dar entrada na aposentadoria é algo complexo e que precisa ser feito presencialmente. Embora pareça algo amedrontador, a realidade é que tudo pode ser feito com maior facilidade.

Destaca-se um fato: em um primeiro momento, entretanto, esse processo foi cada vez mais facilitado. Portanto, o sistema foi simplificado e dá para fazer tudo através da internet, de forma on-line, e sem ter que sair de casa.

Para entender como dar entrada na aposentadoria, continue por aqui e tenha todas as informações. Dessa forma, será mais simples de saber o que fazer, qual é o passo a passo e todos os detalhes que te ajudem nisso tudo.

Como dar entrada na aposentadoria com o auxílio da internet?

Muitas pessoas não sabem direito o que fazer, pois muitos buscam apenas a informação sobre a aposentadoria por meio da internet. Por outro lado, você consegue saber antes disso e consegue pedir a sua aposentadoria assim.

Não caia no erro de buscar só próximo da aposentadoria, já que você pode solicitar a sua de casa e é melhor saber disso antes. Ao se dirigir a uma agência do INSS, você não conseguirá atingir o seu objetivo.

Atente-se a outro ponto relevante e se trata de não ir à agência, uma vez que você faz tudo de casa. A partir de agora, é preciso que você conheça os tipos de aposentadoria mais comuns que existem, como por exemplo:

  • Por idade;
  • Por invalidez;
  • Por tempo de contribuição;

Agora que você entendeu isso, chegou a hora de saber como dar entrada na aposentadoria. Desse modo, os próximos dois tópicos te mostram exatamente o que pode ser feito e aplicado para ter sucesso neste processo.

fale com um advogado

Como dar entrada no seu pedido de aposentadoria?

Em primeiro lugar, para dar o primeiro passo e dar entrada na aposentadoria, lembre-se de reunir os documentos necessários que o INSS solicitou. Em outras palavras, trata-se de prestar atenção na seguinte lista de documento:

  • Carnês de contribuição;
  • Carteira de Trabalho;
  • CNIS, pois é o seu extrato de contribuição;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovantes de atividade especial;
  • Requerimento por escrito;
  • RG e CPF, porque são documentos de identificação pessoais.

O ponto mais relevante que existe é que o pedido acontece sem qualquer problema quando é preciso que o segurado selecione as opções adequadas. Em seguida, envie a sua documentação e o processo será mais simples.

O mais importante é que você dê entrada através do seu pedido de aposentadoria e para isso acesse o site “Meu INSS”. Dá para proceder também através da Central Telefonia e para isso você precisa ligar para o número de telefone 135.

É possível proceder através do próprio app “Meu INSS”, disponível pelo Android e iOS. Ao mesmo tempo, chegou a hora de proceder como em ambos os casos com todos os detalhes necessários.

App Meu INSS

A melhor opção disponível é acessar o aplicativo e clicar em “Novo Pedido”. Posteriormente, vá em “Pedir Aposentadoria” e será exibido as várias aposentadorias para você e o ideal é selecionar a que seja melhor.

Detalhe: preencha as informações e responda as perguntas, avance e conclua o seu pedido. Percebeu como o processo é mais simples do que você pensa? Atentar-se a esse fator é crucial para não acreditar em tudo o que te falam.

Quando você concluir o processo, anexe os documentos informados acima. Lembre-se: não se assuste caso você não tenha um desses documentos, porque basta você não colocar nada e avançar assim mesmo.

Um fato bem relevante é entender que será exibido uma tela de forma resumida sobre o seu pedido de aposentadoria. Da mesma forma, você precisa clicar na caixa em branco para confirmar as informações enviadas.

Depois que concluir esse passo a passo, aguarde pelo resultado da sua solicitação e torça para dar certo. Do mesmo modo, lembre-se: alguns pontos cruciais que pode verificar antes de pedir a sua aposentadoria, não é mesmo?

O texto até aqui provou para você o que deve ser feito, mas a verdade é que o principal é prosseguir. O outro tópico trará mais dados para você e ensinará como solicitar pelo telefone, já é uma opção para muitas pessoas.

Telefone 135

É preciso, antes de mais nada, saber que a solicitação é mais simples do que você imagina. Para isso, basta ligar para o 135, estar com os documentos pessoais na mão e seguir o passo a passo que o pessoal pede.

Outra informação relevante é que a ligação é cobrada para telefones celulares, porém é gratuita para telefone fixo. Por consequência disso, atente-se a isso e o cenário tende a ficar mais fácil ainda para o seu caso.

Você acabou de aprender como dar entrada na aposentadoria e está praticamente pronto para solicitar o seu. Antes disso, que tal conhecer um pouco sobre a história das aposentadorias?

Como a aposentadorias foi criada no Brasil?

Antes de 1923, as pessoas trabalhavam, ficavam idosas e não tinham renda, então muitas morriam de fome. No entanto, a Lei Eloy Chaves foi a norma que originou a Previdência Social de uma forma bem especial.

Datado de 1923, a lei federal fez com que os ferroviários, do setor privado, tivessem direito a um pagamento mensal na velhice. É através disso que todas as pessoas conseguem se aposentar e recebem esse valor ainda mais.

Por fim, você viu como dar entrada na aposentadoria e ainda teve a chance de aprender sobre a criação dessa lei no Brasil. Desse modo, ficou claro para você que a internet é uma aliada e facilita ainda mais o dia a dia.

fale com um advogado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress